Comida brasileira, Cozinha Natural

Aprenda a preparar painço

30 de março de 2017

Fui conhecer o Painço em uma receita da Bela Gil (acho que era um refogado) e então pesquisei pra ver como se preparava o grão e se era fácil de achar em Curitiba. Primeiro, fiquei sabendo que ele é vendido com casca e sem casca. Bela Gil menciona que não se come com a casca, pois ela é muito fibrosa. Eu testei duas receitas: uma com a casca e a outra sem. Olha, com a casca deu bom sim.

 

Humanos podem comer painço?

 

O Painço também é uma semente que os passarinhos adoram, mas é muito possível e barato incluir painço na alimentação humana, pois além de nutritivo, ele é um carboidrato “bão” que promove a saciedade e libera açúcar aos pouquinhos no corpo.  Sugiro que no início, você procure pelo painço sem casca. O sabor e a textura lembram mesmo a quinoa e a linhaça. Pra ficar crocante o ideal é cozinhar com menos água e em menos tempo. Rende bastante e dá pra fazer um monte de coisa: finalizar saladas, fazer granola salgada ou até doce, usar no pão, farofas, etc.

 

Onde comprar Painço?

Em lojinhas de produtos naturais, que vendem grãos, sementes, cereais, ervas, temperos e condimentos a granel, você acha fácil. Em Curitiba, recomendo a Pop House Alimentos, que fica na Rua  Mariano Torres, 948 – Centro (tenha paciência e saiba o que você quer e a sua experiência será mais proveitosa, pois sempre está cheio e o pessoal faz o que pode pra atender bem).

Painço em grãos- alimento nutritivo e barato

Prepare o painço

Agora que você sabe o que é e como comprar o painço, é hora de cozinhar. Duas xícaras de painço, quatro de água ou caldo. Leva aí entre 25 e 30 minutinhos cozinhando. Separe a quantidade que você vai usar e armazene o restante. Eu usei em duas receitas. Uma, com a casca, foi uma Farofa com pimenta doce e pimentão verde pra acompanhar um Vatapá de Palmito, que eu já tinha pronto. A outra receita, foi somente os grãos (sem casca), temperados com laranja, raspas de limão, pimenta do reino, sal e salsa, pra salada de pote com agrião, berinjela grelhada, tomate cereja, pepino e abacate (ficou muito boa!). Bom, confere aí a receita da farofa e me conta depois o que achou.

Farofa de Painço com pimenta doce e pimentão

Farofa de painço, pimenta doce e pimentão

1 xícara de painço já cozido (eu cozinhei os grãos em caldo, por isso ficou mais escuro)

Meia cebola

Uma colher de sopa de óleo de coco

Meia xícara de pimentão verde

Meia xícara de pimenta doce ou pimentão vermelho

Sal

Pimenta a gosto

Como fazer

  1. Aqueça uma panela ou frigideira.
  2. Acrescente o óleo de coco e refogue a cebola até dourar.
  3. Coloque a pimenta doce ou pimentão vermelho.
  4. Coloque o pimentão verde.
  5. Acrescente o painço.
  6. Misture tudo e deixe dourar um pouco.
  7. Finalize acertando o sal e a pimenta.
  • Eu não tinha coentro na hora, mas acho que ficaria muito bom.

 

You Might Also Like

Comentários no Facebook