Comida de verdade

Baixe o livro “Em defesa da comida” do autor Michael Pollan

31 de janeiro de 2017

Um manifesto em defesa da comida e da cozinha, embasado a partir de dados jornalísticos, referências científicas e amplo aporte bibliográfico, faz deste livro uma referência fundamental em estudos de alimentação, consumo, meio ambiente, cultura alimentar e sociedade. Para quem se interessa por essas temáticas, o autor faz uma crítica bem interessante sobre o nutricionismo, isto é, a ideologia sustentada pela indústria alimentícia, mídia e governo sobre o que deve ser consumido. Neste ponto, ele questiona porque acreditamos que alguns alimentos vendidos nos supermercados trazem benefícios para a saúde enquanto deixamos de lado o consumo de alimentos naturais, que são repletos de nutrientes.

O livro todo vale a leitura, mas o que eu considero bem importante é a análise que Pollan faz sobre como podemos nos alimentar melhor e com mais prazer. Ele é bem direto: coma comida, ou melhor, “não coma nada que não possa apodrecer” e não acredite nos benefícios vendidos pela indústria de alimentos, como os alimentos enriquecidos ou aqueles que prometem milagres. O autor defende um ponto que eu acho essencial pra pensar a comida, que é pensar o alimento em todo o seu contexto cultural e social, e não apenas nos aspectos nutricionais.

Ah, não esqueça de consultar ao final, a lista de referências e sites divididos por temas e categorias. É muito material para quem estuda alimentação, nutrição e mídia alimentar.  

Baixe aqui: em-defesa-da-comida

 

You Might Also Like