Comida brasileira, Cozinha coletiva, Cozinha Natural, Cozinhar

Cozinhar é coletivo

5 de dezembro de 2016
Feijuca da Bela

Feijuca da Bela

Em outubro, eu e a Isabela Faust- Cozinheira, Confeiteira Natural e aventureira profissional- resolvemos inventar moda e cozinhamos juntas no Coletivo Alimentar, um lugar bacaníssimo em Curitiba, que tem o objetivo de valorizar produtos, produtores e cozinheiros locais. No Coletivo, além de pessoas ótimas, você acha boa comida, café bom, insumos que vem de Agricultura Familiar, orgânicos, cerâmicas lindas, produtos de artesãos locais, etc, etc.  Aliás, este tipo de negócio, que reúne diversos profissionais independentes, está se tornando muito comum na capital paranaense. Esta é uma dinâmica muito interessante, porque são estes movimentos “alternativos” que dão uma renovada nos serviços, nos bares, nos negócios locais. Eu sou uma verdadeira entusiasta deste pequenos negócios e quando posso estou em todas.

Só pra contar pra vocês o que a gente inventou. Como a proposta era uma comida de Boteco, porém Vegetariana, eu e a Bela, fizemos um cardápio bem simples de Feijoada Vegetariana, Bolinho de Vatapá, Salada de Pupunha com Capim Cidreira e Farofa de Castanha de Caju e Berinjelonça, que é uma “leitura” da Carne de Onça, petisco típico aqui de Curitiba, que leva carne crua, cebola, mostarda e outros temperos. Dá uma olhadinha nas fotos.

Bolinho de Vatapá da Bela com Vinagrete e Chutney de Pimenta Cambuci

Bolinho de Vatapá da Bela com Vinagrete e Chutney de Pimenta Cambuci

Broa preta, Iscas de Berinjela, Cebolinha e Mostarda.

Broa preta, Iscas de Berinjela, Cebolinha e Mostarda.

A Berinjelonça é feita com a Berinjela Cortada em fatias finas. O esquema da Berinjela, sempre que você for usar, é deixar de molho por pelo menos 30 min. Isso tira o amargor dela. Aí é refogar a cebola com azeite, acrescentar as iscas de berinjela, molho inglês, sal, pimenta, páprica picante e claro, uma cachaça. Aí é: ou manteiga na Broa (pra quem é Ovo-lacto) ou Maionese Vegan, Berinjela, Cheiro Verde, mostarda e azeite. Pronto! Até quem não é vegetariano, vai curtir!!

You Might Also Like