Comida brasileira, Cozinha Natural, Cozinhar

Hommus de feijão fradinho com beterraba e Pastinha de Semente de Girassol

18 de abril de 2017

Confira duas receitas exclusivas de pastas saborosas e fáceis de fazer

Sempre gosto de ter pastas e patês em casa, porque você nunca sabe quem pode aparecer, se surge uma festa de última hora, se a madrugada vai ser longa e por aí vai. Fiz estas receitas para receber meus amigos em um “Sarau Jantar da Sabrina”, que fiz aqui na minha casa. Como eu já estava na rua e tinha pouco tempo, tive que deixar tudo previamente arrumadinho pra dar tempo de fazer tudo. Por isso eu digo: se eu fiz tudo em uma hora e meia, você também faz. Coloca a Dona Onete no Spotify, pega aquela cachacinha e vai.

#dica- Deixe de molho as leguminosas

Quando trabalhamos com leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha) é recomendável que você deixe de molho, senão um dia antes, com pelo menos duas horas de antecedência. Isso ajuda no cozimento e também para a digestão desses alimentos. Com as sementes, como a de Girassol, que usei na receita, também. Vai facilitar pra processá-las e dar mais cremosidade na sua pastinha.

As duas receitas que compartilho com você são exclusivas e dificilmente você encontra pra comprar em delicatesses ou rotisseries (aquelas lojas chiques que vendem coisas como frios, queijos, pães, patês, antepastos) sabe por quê? Por que as pastas e patês quase sempre levam queijo, creme de leite ou maionese, que são os ingredientes mais comuns. Mas, seus problemas acabaram! 

Nem o Homus de Feijão Fradinho com beterraba e nem a Pastinha de Semente de Girassol levam leite ou queijo em suas preparações: só feijão fradinho, beterraba, tahine, azeite, limão e a semente de girassol. Olha, é simplesmente delicioso, rende bastante e elas podem ser usadas como antepasto (veja na foto) ou como recheio de sanduíches e tortas. Curtiu? Então, olha como é fácil fazer. 

Legumes, vegetais, cogumelos e nuts substituem o pão para acompanhar as pastinhas.

 

Homus de Feijão Fradinho com Beterraba

A páprica doce dá um sabor super especial ao Homus com beterraba. Se não tiver, pode ser a páprica picante ou pimenta caiena. Se não tiver Feijão Fradinho, pode ser: lentilha, feijão branco, ervilha e até soja. 

Ingredientes

1 beterraba média

1 xícara (chá) de feijão fradinho

Água (para cozinhar o feijão e a beterraba)

2 colheres sopa de tahine (pasta de gergelim)

Suco de 1 limão

1 dente de alho

Sal marinho

1 colher de sobremesa de Páprica doce

4 colheres (sopa de azeite de oliva)

Como fazer:

  1. Se você já deixou previamente de molho o feijão, coloque na panela de pressão e cubra com a água. Cozinhe por 25 minutos. Reserve a água do cozimento. Se não, deixe-o de molho por duas horas em água morna. Proceda da mesma maneira.
  2. Descasque e cozinhe a beterraba por 15 minutos.
  3. Em um processador ou liquidificador na função Pulsar, misture: o feijão cozido, a beterraba cozida (sem a água do cozimento), o alho, o tahine, o suco de limão e o azeite de oliva. Processe até virar uma pasta, caso queira, acrescente um pouco da água do cozimento do feijão para deixar menos espesso.
  4. Finalize com o sal e a páprica.
  5. Se quiser, coloque pimenta do reino moída na hora.
  6. Reserve em geladeira até a hora de servir.
  7. O Homus dura até 3 dias na geladeira.
  8. A água do cozimento do feijão e de beterraba podem ser usada para sopas, caldos ou ainda, no caso da beterraba, para sucos com laranja, cenoura e morango. Não joga comida fora, tá!?

Pastinha de Semente de Girassol

Esta pastinha fica ótima pra recheio de panquecas e tartelettes, pois ela fica com uma consistência que lembra a ricota, porém, mais crocante.

Ingredientes

1 xícara (chá) de semente de girassol

1 limão Siciliano (você vai usar metade do limão, a outra metade pode ser usada pra aromatizar a água)

1 dente de alho pequeno

Folhas de manjericão, orégano ou hortelã (frescos)

4 colheres de sopa de azeite de oliva

Sal e pimenta

Como fazer: 

Deixe molho as sementes de girassol por pelo menos um dia, senão, deixe-as de molho em água morna por 1h.

  1. Em um processador ou liquidificador no modo pulsar, bata: as sementes sem a água, o azeite, o suco de limão, as ervas frescas e o alho. Acerte a textura com um pouco de água morna, se for preciso.
  2. Finalize com o sal e a pimenta a gosto.
  3. A pastinha dura até dois dias na geladeira.

 

Se você fizer a receita, me mostra o resultado lá na página do Tempero Mental, combinado?

You Might Also Like

Comentários no Facebook