Barateza, Comida brasileira, Comida de freela, Cozinha Natural

Ideias criativas e deliciosas para as sopas e cremes vegetarianos

28 de junho de 2017

Sopas e cremes são alimentos fáceis e baratos de fazer, “sustentam” e não exigem muita habilidade na cozinha. Claro, que existem receitas super elaboradas de sopas como a Bouillabaisse (sopa à base de caldo de peixe com frutos do mar e ervas diversas) ou o Capeletti in Brodo (caldo de frango, legumes ou carne com massa caseira tipo capeletti), para citar algumas, mas no geral, a gente se vira com o que tem em casa, não é?

E não é porque não temos ingredientes caríssimos, que vamos deixar de tomar uma sopinha saborosa e porque não, diferente. Aqui em Curitiba é muito frio e por incrível que pareça, as opções de boas sopas a preços acessíveis são bastante limitadas. Então, nada melhor do que criar as suas próprias combinações.

Hoje vou compartilhar algumas dicas pra você fugir do óbvio nas receitas de sopas e cremes vegetarianos. Se você não é vegetariano, coloque aí a proteína de sua preferência, mas a intenção é mostrar que mesmo sem carne dá pra ser feliz e comer bem. Bora lá:

 

#1- Para sopas de abóbora mais cremosas, asse a abóbora e não cozinhe: Prefira assar a abóbora ao invés de cozinhar. Isso vai garantir um creme mais encorpado e sem a necessidade de colocar leite, creme de leite ou engrossar com amido de milho. Basta cortar a abóbora, acrescentar azeite, ervas e alho e assar por uns 20 minutos. Depois é só bater com caldo ou água. 

Abóboras assadas ficam mais sequinhas e podem ser usadas em cremes e até mesmo em massas, como nhoque.

#2- Faça caldos com as cascas- Lá no Instagram eu dei a dica: não joga fora as cascas dos vegetais que você usa. Vai armazenando no freezer e depois cozinha com ervas, pimenta em grão e especiarias, que você tem aí. Isso vai enriquecer o sabor dos cremes e das sopas.

Caldos podem ser feitos com cascas e folhas de vegetais

#3- Utilize pão, sementes de girassol, nozes, castanhas, pedacinhos das verduras e cereais para finalizar cremes e sopas- Quando você capricha na apresentação e acrescenta ingredientes para dar textura e consistência às sopas e cremes, o negócio muda de figura. Abaixo eu posto a foto de um Creme de Grão de Bico em que coloquei tahine, pão folha e os grãos de bico inteiros para finalizar. Além do sabor ficar especial, dá mais saciedade.

Este creme ficou especial: além do creme de grão de bico, acrescentei berinjelas em cubos e grãos de bico salteados em azeite com ervas.

#4- Asse couve flor, alho, tomate, pimentões- A gente aprendeu sempre a cozinhar os alimentos para fazer sopas, mas tá aí umas dicas que vão deixar as suas sopas com outro sabor. Asse o alho por uns 15 minutos e bata no liquidificador com batata doce ou mandioquinha, por exemplo. Para a couve-flor, faça o mesmo e acrescente temperos e especiarias. Depois bata com leite de coco e pronto.

Você pode assar a couve flor com alho, cebola e acrescentar pimenta, páprica, curry e o que mais você tiver em casa.

Pra ver mais dicas criativas e baratas para você comer e cozinhar melhor,  visita a gente lá no Instagram.

 

 

 

You Might Also Like