Cozinha Natural, Receitas Veganas Práticas, receitas vegetarianas

Maionese de mandioquinha-salsa é opção vegetariana e gostosa para diversas receitas

24 de julho de 2017

Mandioquinha-salsa, batata-baroa, mandioquinha, batata-fiuza… são diversos os nomes regionais dados à mandioquinha-salsa, que tem sua origem nos países andinos e por aqui começou a ser cultivada a partir de mudas que vieram da Colômbia lá nos idos de 1900. O sabor da mandioquinha é suave, quase adocicado, e ela pode ser usada em diversos preparos: fritas, purê, cremes, massas, sopas, sauté e maionese! Maionese é um molho feito tradicionalmente à base de óleo, ovos e vinagre (ou limão), obtido pela emulsão (mistura) destes ingredientes, gordura e água. O grande segredo está em não colocar muito óleo para ela não desandar e equilibrar a acidez com limão ou vinagre. Não é uma receita light, ao contrário, leva bastante óleo para ficar perfeitinha.

Todo mundo tem uma receita tradicional de maionese, mas esta receita que eu vou te passar não leva nem ovos ou leite no preparo, e o sabor é incrível. Fica deliciosa com salada de batatas, molho para saladas ou até para passar no pão. Se você faz algum tipo de dieta restritiva de carboidratos, esta não é a melhor opção para você, pois batata é um alimento rico em carboidratos. Eu usei esta receita para rechear aqueles canudinhos de festa, mas é a base para diversas outras receitas, como salpicão, pastas e patês para recheio de sanduíche.

Diferente das versões industrializadas de maioneses vegetais, esta leva ingredientes naturais, baratos e fáceis de encontrar. Pra fazer 200 gr de maionese, olha só o que você vai precisar:

Ingredientes 

  • 2 mandioquinhas médias
  • 1 batata pequena
  • 10 ml de vinagre ou suco de limão
  • 15 ml de água morna
  • 120 ml de óleo de canola ou girassol
  • Sal
  • Pimenta do reino a gosto

Como faz

Descasque e cozinhe as batatas por 10, 15 minutos. Bata no liquidificador com a água. Em seguida, vá despejando aos poucos o óleo (não coloque tudo de uma só vez) até misturar. Intercale com o vinagre ou suco de limão. Pare de bater, acerte o sal e a pimenta e conserve em geladeira.

Dicas

  • Quanto mais óleo, mais espessa a sua maionese, mas sempre tenha cuidado na hora de acrescentar, para que ela não desande, isto é, que a gordura separe da mistura.
  • Você pode colocar ainda, cebolinha verde, alho, cebola dourada, mostarda.
  • A maionese tem duração de duas semanas  se armazenada em recipiente com tampa.

You Might Also Like