Artesanal, Cozinha Natural, Cozinhar

Receitas com chocolate em versões vegetarianas

12 de abril de 2017

O chocolate não é um ingrediente fácil de trabalhar. Qualquer errinho pode comprometer a receita inteira. Além disso, a qualidade do chocolate influencia muito no sabor e na textura das preparações. É por isso que as pessoas tanto falam que o chocolate “de verdade” tem aí, no mínimo uns 50% de cacau. Bom, nosso objetivo aqui é passar algumas receitas fáceis com o chocolate que você tiver à sua disposição. Se você segue uma dieta vegana, já sabe que precisa buscar os chocolates com alto teor de cacau ou fazer o seu próprio chocolate.

Mas, existe chocolate que seja vegano? Nas minhas pesquisas e também na prática de cozinha indico duas marcas: uma que é fantástica (e orgânica ainda por cima), a Amma e a outra, mais acessível, a Melken Harald Dark.

Bom, antes de fazer qualquer receita com chocolate, preste atenção em duas coisas:

  1. Cuidado com a temperatura- Calor e chocolate são coisas que não combinam, a menos que você queira servir molhos ou chocolate quente. Para derreter o chocolate, use o tradicional banho-maria ou micro-ondas, neste caso, derreta aos poucos, tirando o chocolate a cada 30′ e mexendo.  
  2. Para cada preparo (coberturas, bombons) um tipo de temperatura. Algumas marcas indicam no verso na embalagem a temperatura ideal para cada receita. Preste atenção a isso.

Agora, vou compartilhar algumas receitas com chocolate em versões vegetarianas e que não vão exigir muito de você. O legal é que dá pra fazer antecipadamente e não custam caro. A primeira é um Brownie de chocolate e banana, sem ovos e sem leite, a segunda são as Trufas com leite de coco e cachaça de Umburana.  

 

Brownie de chocolate e banana

Aqui eu coloquei algumas castanhas de Baru tostadas, mas se você não tiver, faça sem, que também fica uma delícia. A versão que está abaixo é bem simples e mais acessível.

Esta é uma versão com castanha de Baru. Mas, se você não tiver, não tem problema. Pode fazer sem.

Essa foi a receita que eu apresentei durante o Festival de Curitiba para uma ação de marketing da marca Da Magrinha. Usei alguns ingredientes deles para fazer a receita.

INGREDIENTES:

1 xíc de  farinha de trigo branca ou farelo de aveia

1/2 xíc. de açúcar mascavo

1/2 xíc. de óleo vegetal (pode ser óleo de coco, porém o sabor é mais marcado. Eu uso Canola ou Girassol)

½ xícara de água morna 

1 colher de chá de extrato de baunilha

100g de chocolate meio amargo (60%, 70% de cacau)

1 pitada de sal

3 bananas maduras

1 colher (sopa) de sementes de chia

1 colher (chá) de fermento em pó

80 gr de cacau em pó

Para a ganache vegan

100 ml de leite de coco

200 gramas de chocolate 70%

COMO FAZER:

1-Pré-aqueça o forno em 180 ºC.

2- Amasse as bananas. Quanto mais maduras, mas doces. É isso que vai ajudar a adocicar o brownnie.

3- Hidrate a chia com duas colheres (sopa) de água.

3- Em uma tigela misture a farinha, o cacau, o óleo, o extrato de baunilha, uma pitada de sal, a água morna, a chia e finalmente, as bananas amassadas.

4- Derreta o chocolate em banho-maria e acrescente à massa. O resultado é uma massa firme, não líquida.

5- Depois de misturar, acrescente o fermento. Misture delicadamente.

6- Forre uma assadeira com papel manteiga, unte e coloque a massa. O tamanho da assadeira influencia na altura do brownie, opte por uma de 22, 5 cm x 22, 5 cm.

7- Asse por 15/20 minutos.

8- Se quiser, cubra com a ganache vegan. Basta aquecer o leite de coco até quase ferver. Em seguida, acrescente o chocolate até derreter. Cubra os brownies quando estiverem frios.

 

Trufas de leite de coco, café e cachaça.

Trufas com leite de coco e cachaça de Umburana

Você pode acrescentar um licor de sua preferência, cachaça, essência de rum ou ainda café. Aqui fiz duas versões: uma com café e a outra com a cachaça de Umburana.

INGREDIENTES

200ml de leite de coco

400g de chocolate meio amargo

1 colher (chá) de cachaça de Umburana

Cacau em pó

Amendoim torrado

Aqueça o leite de coco até quase ferver. Acrescente o chocolate e misture bem. Em seguida, acrescente o sabor de sua preferência. Refrigere por no mínimo 4h.

Após este período, a massa da trufa estará firme e pronta para ser modelada. Basta enrolar e passar no cacau ou amendoim.

You Might Also Like

Comentários no Facebook